Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

Ano Novo na Ásia

Minnaaaa... Como estão?Bom, como o Ano Novo está chegando e como prometido, trouxe para vocês algumas coisas (ok, bastante coisas kkkkk)sobre o Ano Novo do Japão, da China e da Coréia. Espero que vocês gostem e comentem, por favor. (ninguém me desejou feliz natal no blog #chatiada.kkkkk).

Ano novo japonês – Oshougatsu

O ano novo japonês é diferente do ano novo do ocidental, eles não têm o costume de abrir champanhe ou “pular as sete ondas” (Como? Sem champanhe? Kkkkkk). Muitos até se dirigem às praias mais famosas como a ilha de Odaiba, em Tokyo para ver shows de J-pop ou danças tradicionais, festa que normalmente acaba com a queima de fogos.
 Para eles o oshougatsu, ano novo, é a comemoração mais importante. Alem da passagem do ano velho e a chegada do ano novo, a festa continua de três dias a uma semana (o.o... depois tem que descansar... tanta festa o.o). É uma data reservada para que as pessoas possam se purificar, fazer orações e dar boas vindas ao ano que se inicia. É comum ter o Heisoku, uma dobradura sem corte confeccionada em papel japonês (washi). Essa dobradura deve ser feita pelo chefe da casa (na falta do chefe da casa, deve ser feita pelo primogênito). As mulheres não podem fazê-lo, pois isso poderia gerar ciúmes na deusa Amaterasu, a quem é dedicado... (ahahaha, ok .. não vou fazer quando eu for pra lá ó.ò #chatiada)


Antes de mostrar alguns costumes japoneses do ano novo, uma curiosidade: Ao invés de falarem “FELIZ ANO NOVO” como nós, os japoneses agradecem pelos favores obtidos no ano dizendo: “AKEMASHITE OMEDETOU GOZAIMASU!” (uhuuu, acho que não direi feliz ano novo esse ano xD... Quem ai ta comigo?? Ka-chan eu sei que você estará xD).


Bom, vamos lá... Alguns costumes dos japoneses para o ano novo: A PREPARAÇÃO

Um mês antes do ano novo
Como vocês podem perceber a preparação para o oshougatsu começa bem cedo para eles. Já em novembro, as donas de casa fazem verdadeiras faxinas em suas residências (terei que fazer um dia antes mesmo, então deixa kkkk, zuera), que chamam de oosouji (uma espécie de purificação).As empresas também “limpam” os locais, chamando os funcionários para dar uma geral no ambiente de trabalho. Também é costume fazer uma limpeza no segundo dia do ano.

Na véspera
No dia 31 de dezembro, em todo o Japão, é possível ouvir os sinos dos templos entoando as 108 badaladas para recepcionar o Ano-Novo. Essa cerimônia, conhecida como Joya no Kane, relembra aos japoneses dos 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo (108??? O.o).


No primeiro dia do ano
No dia 1º de Janeiro, os japoneses vão aos templos para orarem por saúde e felicidade para o ano que inicia. Essa primeira visita é chamada de Hatsumoude. Eles também tem o costume de fazer orações no primeiro nascer do sol, chamado de Hatsuhinode, para trazer alegria e prosperidade para o ano todo.
As crianças adoram o Oshougatsu (bom, quem não gosta né?, principalmente quando ganhamos dinheiro de presente... Sim, é exatamente isso que acontece lá). As crianças ganham de seus parentes presentes em dinheiro (otoshidama).
Alem de muitos outros costumes para proteção, há também as decorações como o Shimenawa (feito com uma corda trançada com folhas de matsu). Também o Kasomatsu (confeccionado com bambus e folhas de matsu).

Shimenawa

E por ultimo, mas não menos importante a comida (comida, comida, comida).
As donas de casa preparam alimentos que possam durar três dias, sem estragarem. Dessa maneira, surgiu a tradição de comer toshikoshi-soba (um tipo de macarrão) e beber otosô (saquê doce). Também comem osechi-ryouri (banquete especial que inclui diversos pratos dispostos em uma caixa de madeira laqueada, chamada juubako), ozouni (sopa a base de mochi, vegetais, frutos do mar e as vezes carne).

Juubako

Os japoneses fazem agradecimento aos deuses com kagamimochi (dois bolos de arroz (mochis) dispostos um sobre o outro e decorados com matsu (semelhante a folhas de pinheiro) e daidai (espécie de laranja nipônica).


Ano novo chinês ou Chūnjié



Na China, existe um dito popular que diz: Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera, isto é pelo fato de que a chegada do Ano Novo coincide com o inicio da primavera lá. Ou seja, sempre no final de janeiro, inicio de fevereiro (sim... O ano novo lá não é dia 1). Bom, na China não existe uma data certa, como aqui no ocidente, porque o calendário chinês é baseado no ciclo lunar.
Vamos conhecer um pouco sobre os costumes dos chineses? Let’s go.

Na véspera
As pessoas fazem limpezas gerais nas casas, cortam seus cabelos, fecham as contas, colocam oferenda aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas (nossa... Todos bem organizadinhos na véspera e eu aqui não arrumei nada ainda e ta chegando xD).

No dia do ano novo
A cor vermelha é predominante durante a comemoração do ano novo na China, por ser yang e vibrante. As mulheres chinesas procuram usar vestidos novos na cor vermelha para assegurar a sorte e um bom ano. Alem desta cor, outras cores de sorte são o amarelo e o roxo.
Crianças e solteiros ganham um envelope vermelho contendo dinheiro (cara, eu vou pra lá... serio, vamos logo Karina.). Este envelope é distribuído pela avó ou bisavó, com propósitos auspiciosos.


Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal. Fogos de artifícios são estourados para espantar maus espíritos.


 Outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada (o preto representa a água e a sabedoria; o vermelho fogo e sucesso). Segundo um dito popular: “Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem”.
As pessoas lá usam a frase “XIN NIAN KUAI LE” algo parecido com o nosso “FELIZ ANO NOVO”.
Bom... vamos falar um pouco sobre as superstições que existem na China?
Lá existem vários tabus e superstições que envolvem a época do Ano novo. Por exemplo, eles acreditam que varrer o chão nos primeiros cinco dias de comemoração traz azar, já que pode acidentalmente varrer a boa sorte e a riqueza para fora de casa (opa... sabia que algo tinha acontecido para eu ter tanto azar u.u kkkkk).  Palitos de incenso e velas de altar devem ser mantidos acesos dia e noite para encorajar a longevidade, e em algumas casas eles escondem facas e tesouras para que ninguém corte acidentalmente a “linha da boa sorte” no ano que se aproxima.


A comida (comida,comida,comida)
Na China são feito pratos especiais para trazer sorte e felicidade. Não pode faltar bolinhos em forma de lingotes de ouro, peixe que representa o dinheiro, tangerinas (também chamadas de laranjas da sorte), prato feito com arroz representando a prosperidade e o talharim (macarrão) que representa a vida longa. As frutas e os doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas (wow... o vermelho realmente é predominante o.o).


Para favorecer o relacionamento e a união dos membros da família, a refeição é feita em uma mesa circular.

Ano Novo Coreano ou Seollal

Na Coréia, Seollal é o primeiro dia do primeiro mês do ano. Em muitas comunidades coreanas, o Ano Novo é comemorado duas vezes (duas festas de ano novo....hmmm... aí sim hem xD). Este feriado dura três dias.
Assim como no ocidental, o Ano Novo coreano é um tempo para um novo começo e para reconciliação de velhas diferenças. A tradição é visitar a casa do homem mais velho da família e prestar homenagem aos mais velhos, tanto os vivos quanto os mortos.
Os coreanos penduram uma peneira de palha de arroz na porta a fim de trazer boa sorte e espantar os maus espíritos.


No Ano Novo
Em muitas partes da Coréia, eles iniciam o Ano Novo com um ritual chamado Jishin Balpgi. Tambores e gongos são tocados para afastar os maus espíritos do ano velho (pelo que percebi... Eles têm muitos costumes para afastar os maus espíritos). 
As crianças desejam aos mais velhos um feliz ano novo através da realização de uma reverencia tradicional e falam “SAEHAE BOK MANI BADUSEYO” que ao pé da letra é traduzido como “TENHA UM ABENÇOADO ANO NOVO” e geralmente os pais recompensam este gesto, dando dinheiro aos filhos (por que ninguém me dá dinheiro quando eu falo feliz ano novo??? u.ú.. vou ter que conversar com esse povo) e oferecendo palavras de sabedoria.


Costumes coreanos
Os coreanos se vestem com roupas tradicionais coloridas que são chamadas Hanbok.


Agora vamos para as comidas (uhuuu)
No ano novo o Tteokguk (sopa com bolinhos de arroz em fatias) é habitualmente consumido. O Tteokguk é parte da comemoração de aniversario (lembrando que os coreanos ficam um ano mais velho no ano novo... Para mais informações procurem o post que fizemos sobre o aniversário coreano).


No Ano Novo as famílias tradicionais jogam alguns jogos, como por exemplo, o Yunnori (jogo de tabuleiro). Os homens e garotos soltam yeonnalligi (pipas retangulares) e jogam jegi tchagui (um jogo em que um objeto de luz é embrulhado em papel ou pano e depois chutado como se fosse bola). Já as mulheres coreanas e as meninas tradicionalmente desempenham o neolttwigi (jogo de saltar sobre uma gangorra) e gongginolie (jogo jogado com 5 “pedras”). As crianças também brincam de girar paengi (pião).

Yunnori

E ai galerinha... Gostaram do post? Eu espero que sim...
Depois de pesquisar sobre, eu realmente fiquei com vontade de passar um Ano Novo lá. Alguém disposto a me acompanhar? xD. Mas se a minha família vai estar aqui, quem vai me dar dinheiro de ano novo lá?? *pensando*...
Por hoje é isso amores. Que vocês tenham um ótimo começo de ano. Venho aqui dia 31 (amanhã) para lhes desejar feliz ano novo u.u... Então, até o último post do ano minna... o/

2 comentários:

  1. AMEI o post *--------------------------------------------------*
    sérioooooo eu vou com vc vaaaaaaallll *-----*
    me leve-q HSUAHSUAHSUAHSUASH
    eu qro um hanbok ;--------------------;
    palha de arroz ;------------------;
    e um asiatico ao meu lado, só q n HSUAHSUAHSUASHAUHSUASHUASHAUSHAUSH
    Adorei a matéria *-------------*
    espero pela próxima ansiosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim Patty.. eu te levo quando eu tiver dinheiro kkkk. E eu quero um hanbok também.. é perfeito né? *0*
      A parte do asiático.. quem não quer?
      Obrigada por acompanhar o blog...

      Excluir

Não deixe de comentar, acrescentar alguma informação, fazer uma critica ou pedido e ...deixar duas blogueiras felizes xD